O Kit de iniciação à Comunicação Alternativa em sala de aula vem com um manual que foi desenvolvido por especialistas com a finalidade de apoiar professores de escolas regulares para que possam receber alunos com necessidades complexas de comunicação (como Síndrome de Down, autistas, PCs, entre outras patologias) e, dessa forma, ter maior autonomia no seu dia a dia para promover a inclusão desses alunos nas classes regulares. O kit é composto também de pranchas, símbolos e atividades de Comunicação Alternativa que já estão prontos para serem utilizados junto com a orientação do manual com qualquer aluno que tenha deficiência na fala. Além dos materiais prontos que vêm no kit, o professor poderá montar novas pranchas e atividades de acordo com a necessidade do aluno ou demanda da aula com a orientação do manual – para isso sugerimos o uso do software Boardmaker 7.
O Kit serve, ainda, de apoio aos profissionais de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, que estão se especializando na Comunicação Alternativa e iniciando os atendimentos a pacientes que necessitem da comunicação alternativa ou até mesmo para pais e familiares.
Desenvolvido de maneira didática por especialistas, o manual traz explicações sobre os principais conceitos que norteiam a CSA (Comunicação Suplementar Alternativa) para ser utilizada no contexto escolar.
De forma simples, o professor pode, com as orientações do manual, tornar a sua comunicação mais efetiva com o aluno com necessidades complexas de comunicação e promover, assim, a inclusão social em sala de aula.
O Kit traz diversos exemplos de pranchas com palavras básicas, pranchas temáticas, símbolos soltos, crachás temáticos com símbolos e até algumas pranchas interativas prontas para serem usadas ou como base para que o professor possa adaptá-las e até mesmo criar novos modelos de acordo com as necessidades do aluno e das atividades em sala de aula.